A contratação de trabalhadores temporários é algo com muitas vantagens. Mas, para obter os melhores resultados, é fundamental investir na capacitação deles.
Aqui você vai compreender como esse treinamento e desenvolvimento acontecer.
E porque é tão importante na estratégia das empresas que contratam a mão de obra temporária.
Confira as etapas da contratação temporária
Como funciona o treinamento de trabalhadores temporários?
A terceirização de trabalhadores temporários atende a diferentes negócios.
Nessa modalidade é possível contar com profissional qualificado pelo tempo que a empresa demandar.
É um formato flexível, sobretudo se o contratante precisa de um funcionário com habilidades específicas.
Para isso se planejam cursos ou qualificações voltados às funções que o trabalhador vai desempenhar.
Por outro lado, se o contrato tiver um prazo maior, treinamentos focados no desenvolvimento do profissional podem ser executados.
Porém, existem abordagens específicas de treinamento para trabalhadores temporários e de outros formatos. Abaixo você conhece as mais atuais.
1 – Treinamento planejado
Ele faz parte da cultura organizacional da empresa. Assim, os funcionários contratados passam pelo treinamento, independente do tempo que vão trabalhar.
Isso é o avesso das capacitações eventuais. Que acontecem de maneira aleatória em algumas empresas.
2 – Treinamento proativo
Esse formato acontece antes da necessidade surgir. É um treinamento que se dá aos trabalhadores temporários que ainda vão assumir suas funções, por exemplo.
3 – Treinamento provisório
É um modelo de capacitação que visa atender as mudanças que ocorrem na rotina da empresa.
Seja por adequações do mercado, ou alterações na legislação, o treinamento provisório permite que se capacite o time.
Na prática, se divide um tema e aos poucos se transmite aos colaboradores. Desse modo, o conteúdo acompanha o ritmo das inovações que ocorrem.
4 – Treinamento intencional
Neste caso é colaborador que indica uma capacitação que deseja realizar.
Contudo, é necessário avaliação para saber se o treinamento se encaixa na estratégia do negócio.
5 – Treinamento consensual
Aqui se encoraja o colaborador a buscar uma qualificação, principalmente as oferecidas pela empresa.
Nesse formato é fundamental que o aprimoramento seja de interesse das duas partes.
O que é o desenvolvimento de trabalhadores temporários?
Conforme visto, os treinamento visam melhorar as competências dos funcionários. É algo que se destina para necessidades do cargo.
Já o desenvolvimento é algo voltado para o futuro da empresa e do trabalhador.
Parte de uma projeção das habilidades que vão ser exigidas alguns anos à frente, por exemplo. Requer um sólido planejamento estratégico.
É um processo contínuo. Ou seja, se caracteriza por uma lista de aprimoramentos durante o tempo que o colaborador atua na empresa.
O objetivo é garantir que o nível de qualificação do profissional se mantenha crescente.
Qual a importância da capacitação dos trabalhadores temporários?
De maneira geral, os trabalhadores temporários são contratados para atender mercado sazonais.
É também aproveitado para cobrir funcionários que se ausentam por férias, ou outras licenças abonadas pela legislação.
Quando a empresa investe no treinamento ou desenvolvimento de seu colaborador temporário, é uma forma de fazê-lo se sentir acolhido.
Assim, é um modo eficaz de se alcançar resultados de produtividade planejados, por exemplo.
A qualificação dos temporários é o meio de integrá-los rapidamente, e não ter impactos causados pelo período de aclimatação.
Outro ponto positivo de oferecer treinamentos para mão de obra temporária é o feedback em curto-prazo.
Além de visualizar a evolução do colaborador, é possível levantar se as estratégias de capacitação da empresa estão funcionando.
É uma maneira de medir as ações de comunicação com o time. A partir disso pensar em novas medidas assertivas para manter a produtividade de todos.
Outras vantagens de treinar e desenvolver seus trabalhadores temporários são:
- Passa uma boa imagem para os investidores;
- Consolida a visão que os clientes têm da empresa;
- Possibilidade de melhorar processos internos;
- Mostra a todos os funcionários que o negócio cresce junto com eles.
Então, são benefícios que não podem ser desconsiderados. E não importa o porte da organização: serve para todos os formatos de negócios.
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