Gestão eficaz de equipes terceirizadas

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A gestão eficaz de equipes terceirizadas favorece a produtividade. Além disso, é uma forma de melhorar o convívio de todos os profissionais.

No entanto, é necessário que os gestores sigam passos básicos para alcançar os objetivos traçados. A seguir você descobre quais são esses.

Leia também: Como funciona o gerenciamento em tempo real

 

Processos da  gestão eficaz de equipes terceirizadas

A terceirização de mão de obra é modalidade flexível. Quem contrata não mantém vínculo direto com os profissionais, por exemplo.

Contudo, para monitorar e controlar toda a equipe de terceirizados é necessário uma gestão dedicada.

Decerto, sua empresa pode terceirizar trabalhadores de todos os níveis (do gestor ao auxiliar).

E este é um benefício relevante no momento de avaliar um fornecedor desse tipo de prestação de serviços.

Entretanto, para garantir a gestão eficaz de equipes terceirizadas é preciso atender os seguintes processos:

 

1 – Traçar e definir objetivos

Para medir a assertividade da gestão é preciso estabelecer objetivos. Eles são acompanhados de metas que podem ser coletivas ou individuais.

Mas, é fundamental que o gestor terceirizado respeite as políticas e diretrizes da empresa contratante.

Usando essas métricas, é possível avaliar o desempenho dos funcionários, bem como do investimento que está sendo feito.

 

2 – Sistema de comunicação

Um sistema de comunicação eficiente é o segredo para uma gestão eficaz. 

A forma com que os trabalhadores vão executar o serviço depende de como o gestor transmite a ordem, por exemplo.

Outro ponto nessa comunicação é a descrição de tarefas. Tem que ficar claro para todos os componentes quais são as suas atribuições.

Isso facilita a ideia da cooperação entre eles. O que vai permitir um engajamento maior nas tarefas.

Há ainda o compromisso com o compartilhamento de informações. Existem dados que só são enviados à alta direção, e outros para o corpo operacional.

Porém, vale informar como anda o desempenho, sobretudo das metas traçadas, para os colaboradores.

Então, é essencial contar com uma liderança que tenha essa expertise.

Certamente, associar uso de ferramentas tecnológicas para aprimorar esse processo é importante.

 

3 – Valorização da equipe

Sem a colaboração da equipe não existe gestão eficaz, em qualquer nível de contratação.

Desse modo, o gestor deve valorizar o empenho de todos. Ao mesmo tempo, precisa identificar aqueles com baixa performance e orientar um caminho para que melhorem.

Isso permite a criação de um vínculo de confiança. Algo vantajoso para empresas de todos os setores.

 

4 – Papel do líder

Sem dúvida, a gestão eficaz de equipes terceirizadas depende do desempenho do líder. O gestor terceirizado ou fixo precisa conhecer seus limites de atuação.

Essa relação faz toda a diferença no resultado final das atividades. Gestores que têm o respeito dos seus subordinados, alcançam os objetivos definidos.

 

5 Vantagens da gestão de terceirizados

Investir na gestão eficaz de equipes terceirizada proporcionam benefícios como:

 

  • Ambiente de trabalho saudável

A eficácia do trabalho do gestor garante um clima organizacional favorável. 

Ele consegue atender os pedidos dos colaboradores, media conflitos e chega aos resultados esperados.

Também evita a sobrecarga de tarefas e ajuda no desenvolvimento de todo o time.

 

  • Manutenção dos talentos

Uma gestão eficaz consegue reter os bons profissionais. Por isso é tão importante valorizar a equipe. Identificar e parabenizar o progresso de todos.

 

  • Evita o retrabalho

Nessa administração de equipes o “refazer” diminui. O acompanhamento constante do gestor e a clareza de suas decisões, proporciona essa vantagem.

 

  • Maior participação em todas as atividades

Outro benefício que ocorre nesse modelo é o aumento de engajamento dos funcionários. A ideia é fortalecer o trabalho colaborativo.

Por outro lado, existe a questão da participação dos treinamentos e outros eventos promovidos dentro da empresa.

 

  • Feedback positivo dos clientes

A gestão eficaz é premiada com a avaliação positiva do cliente final. A satisfação do público é o principal indicador dessa estratégia.

Esse sucesso deve ser compartilhado com toda a equipe para mostrar a importância do que foi planejado.

 

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É certificada pelo Ministério de Trabalho e Previdência, e seus profissionais estão alinhados com as Normas Reguladoras de diferentes setores (indústria, comércio, etc).

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